

BIOLOGIA
DANI MARTINS
Citologia
As células são as estrtuturas básicas formadoras dos seres vivos. São as unidades estruturais e funcionais de todo e qualquer ser vivo. A teoria celular diz que todo ser vivo, seja ele animal ou vegetal, é composto por células. Portanto os indivíduos acelulares como os vírus ou príons não são considerados seres vivos, apenas apresentam algumas características comuns com os seres vivos.
Encontramos dois tipos de células que formam os seres vivos:
a) Célula procarionte: não apresenta núcleo organizado, sem carioteca, ou seja, o material genético encontra-se disperso no citoplasma. Ex.: Bactérias e cianobactérias.

Célula Bacteriana

Bactérias

Cianobactérias
b) Célula eucarionte: apresenta núcleo definido, o material genético está envolto por uma membrana nuclear (carioteca). Ex.: células animais e vegetais


A membrana Plasmática (plasmalema)
Em 1972 dois pesquisadores (Singer e Nicholson) propuseram o modelo estrutural da membrana plasmática. Muito antes que o ME viesse a revelar a imagem da membrana plasmática as evidências já apontavam para a existência de um envoltório celular. O modelo proposto por Singer e Nicholson é conhecido como modelo mosaico fluido e apresenta em sua estrutura os seguintes componentes:
a) Lipídeos (fosfolipídeos)
b) Proteínas (globulares, integrais e periféricas)
c) Carboidratos
d) Colesterol (somente nas células animais)



O GLICOCÁLIX OU GLICOCÁLICE
É o conjunto de carboidratos ligados ao meio externo da membrana. Esses carboidratos podem estar ligados à proteínas (glicoproteínas) ou à lipídeos (glicolipídeos). No meio extracelular o glicocálice age na proteção das células, na aderência entre células adjacentes, no reconhecimento celular e na retenção de enzimas e substâncias diversas.


Especializações de Membrana
1) MICROVILOSIDADES: São dobramentos na membrana relacionados ao aumento da superfície de absorção. Encontramos microvilosidades nas células do epitélio do intestino



2) INTERDIGITAÇÕES: Representam um recurso para proporcionar a melhor ligação da células adjacentes. Neste caso a membrana sofre uma série de dobramentos laterais que se encaixam perfeitamente com os dobramentos da célula vizinha, aumentando a adesão entre as células.

3) DESMOSSOMOS: São especializações de membrana também destinadas a maior fixação entre células vizinhas. São formados por proteínas que constituem uma espécie de botão proteico que irradia filamentos denominados tonofibrilas.

4) PLASMODESMOS: Os plasmodesmos constituem pontes citoplasmáticas entre células vizinhas, o que só se torna possível devido a diminutas interrupções encontradas nas membranas de separação entre tais células. Na realidade os plasmodesmos têm sido visto exclusivamente em células vegetais.


5) CÍLIOS E FLAGELOS: São também enquadrados entre as especializações da membrana celular. Mostram-se como especializações finas e muito móveis que estão relacionadas diretamente com a movimentações celular com deslocamento ou para proporcionar o aparecimento de correntes líquidas ao redor da célula. São encontrados em protozoários, algas unicelulares, plantas, gametas e em epitélios animais como o revestimento das tubas uterinas e o revestimento ciliado da traqueia.

A - Cílios
B - Flagelos (espermatozóides)
A PAREDE CELULAR
Encontramos parede celular em vegetais, algas, fungos e procariontes em geral. A parede celular é uma estrutura externa à membrana plasmática e serve, basicamente, para conferir forma (estrutura) à célula e proteger a célula de impactos ou agentes externos. Porém a parede celular também apresenta permeabilidade, principalmente à água, por isso, dizemos que a parede celular participa da entrada e a saída de substâncias da célula. As paredes celulares dos diversos organismos podem apresentar diversas substâncias nas suas composições.
a) Vegetais e Algas : apresentam parede celular formada basicamente por CELULOSE, porém, dependendo do tecido, podem ser encontradas a LIGNIA ou a SUBERINA, substituindo a celulose, esses dois últimos compostos são impermeáveis, por isso os tecidos vegetais que os apresentam possuem células mortas.
b) Fungos : apresentam parede celular formada por QUITINA (polissacarídeo).
c) Procariontes : as bacterias e cianobactérias apresentam parede celular formada por PEPTIDOGLICANO que é a associação entre proteínas e carboidratos.



Paredes celulares de vegetais

Parede celular de bactérias